in

14 Movimentos que o gato faz com o rabo e mostra exatamente o que ele está sentindo

Entenda cada gesto do seu felino através destes 14 movimentos que ele faz com o rabo

Gato também usa diferentes formas de se comunicar conosco, não apenas por miados. A linguagem corporal é um dos maiores métodos de comunicação não só para nós, mas também para os animais, inclusive os gatos. Entenda de uma vez por todas os movimentos que o gato faz com o rabo.

Mania de gato apresenta uma lista de 14 Movimentos que seu gato faz com o rabo que explica exatamente o que ele está sentindo. Veja abaixo cada significado dos movimentos e aprenda interpretar o que seu gatinho está sentindo em cada situação.

1- Rabo ereto com movimentos sutis | movimentos que o gato faz com o rabo

gato balançando rabo sutilmente

Se o seu gato mantém o rabo ereto, podemos interpretar que ele é um gatinho feliz, confiante e tem o controle do espaço à sua volta.

2- Pelos arrepiados

com pêlo arrepiado

Este é um sinal de que o seu gato ou está muito assustado e/ou prestes a atacar para se defender então evite que crianças pequenas se aproximem dele porque nesta condição o seu gato pode representar um perigo, uma vez que ele está sentindo-se ameaçado. É importante tentar acalmá-lo quando ele está se sentindo assustado ou agressivo.

3- Rabo curvado

felino com rabo curvado

Se o seu gato mantém o rabo curvado, é um sinal de que há certa tensão no ar. Nesse estado ele está prestes a brigar, ou simplesmente avisando para ninguém não se aproximar.

4- Rabo entre as pernas

gato com rabo entre as pernas

O rabo entre as pernas é um sinal de que o seu gato pode estar se sentindo deprimido. Esta negatividade pode assumir a forma de tristeza, depressão, ansiedade e pânico. Tente dar atenção a ele e brincar um pouco mais.

5- Rabo para baixo

gato com rabo para baixo

Manter o rabo para baixo pode indicar que o seu gato não está se sentindo bem porque se o felino insiste em ficar desse jeito mostra que o mesmo esteja doente e precise de um veterinário.

6- Movimentos longos

felino fazendo movimentos longos com o rabo

Se ele parece estar acenando com o rabo, este movimento mostra que o seu gato está se sentindo curioso. Ele pode estar observando algo por perto, mostrando um interesse particular em alguma coisa no ambiente.




7- Movimento curto

gato fazendo movimento curto com o rabo

Movimentos mais curtos para baixo e pra cima indica que o felino está bastante ansioso ou inquieto, semelhante uma pessoa agitando a perna inquietamente.

8- “Limpador de pára-brisa”

gato balançando o rabo para e para cá

Quando seu gato costuma abanar o rabo para trás a partir da esquerda para a direita, significa que ele está sentindo-se confiante. Esta é sua maneira dizer ao mundo que domina tal território.

9- Agitando rapidamente o rabo

gato balançando rapidamente o rabo

A agitação rápida e frenética do rabo pode indicar que o seu gato está de mau humor. Nesta situação, o melhor a se fazer é deixá-lo sozinho e respeitar seu espaço, caso contrário você pode levar uns arranhões…

10- Ritmo suave

gato balançando o rabo em ritmo suave

Se ele está abanando o rabo num ritmo bem específico, isso mostra que ele está concentrado. Ele fica tão focado em algo que nem sequer sabe que está movimentando o rabo… daí balança o traseiro pra lá e pra cá e disfere um ataque. Eles fazem muito isso quando estão brincando ou caçando.

11- Movimentando o rabo sentado | movimentos que o gato faz com o rabo

gato movimentando o rabo sentando

Quando ele está indeciso e não sabe o que fazer, ele simplesmente senta e, por vezes, mexe o rabo para o lado.

12- Movimentos rápidos com a ponta do rabo

gato movimentando rápido a ponta do rabo

Geralmente acontece quando ele está cansado e com muita preguiça. Nada que uma boa soneca não resolva, após um dia longo e cansativo… 🙂

13- Mantendo o rabo junto ao corpo | movimentos que o gato faz com o rabo

gato mantendo o rabo junto ao corpo

Se você estiver segurando seu gato e ele ficar trazendo o rabo junto ao corpo, significa que ele está nervoso. A barriga é um lugar muito vulnerável e ele vai querer protegê-la o quanto puder. Você pode melhor acalmá-lo reposicionando-o em seus braços.

14- Movimento frenético ao ser segurado no colo

gato movimentando o rabo freneticamente ao ser pego no colo

Esta agitação frenética do rabo mostra que ele está irritado, insatisfeito e gostaria de ser colocado no chão imediatamente. Caso contrário, ele vai se contorcer todo na tentativa de se desvencilhar dos seus braços.

Agora que você já sabe o que cada movimento que o seu gatinho faz com o rabo significa, pode melhor compreendê-lo através da sua linguagem corporal.

Compartilhe este artigo com seus amigos!

What do you think?

26 points
Upvote Downvote

Total votes: 72

Upvotes: 49

Upvotes percentage: 68.055556%

Downvotes: 23

Downvotes percentage: 31.944444%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher gasta milhares de dólares para salvar a vida de um gato de rua

gatinho visita sepultara do dono

Conheça o gatinho que visita a sepultura do seu dono todos os dias