Cuidados na arrumação da casa, sem criar obstáculos
Se o seu bichinho começa a mostrar sinais de declínio mental ou limitações na visão, os especialistas recomendam manter a casa como está para ajudá-lo a se locomover. Ou seja, não é o momento de mudar a disposição dos móveis, pois isso pode causar confusão desnecessária.
Eles conhecem cada cantinho e o que menos precisam é ter a sensação de segurança perturbada. Poucos seres gostam de mudanças, especialmente quando envelhecem.
Dor nas articulações em pets
A artrite e a dor nas articulações são problemas comuns conforme envelhecemos, e isso também vale para os nossos bichinhos. Você pode ajudá-los providenciando escadas ou rampas para acessar os móveis que eles estão acostumados a subir. Pular já é difícil para eles, e pousar com segurança sem causar mais danos é quase impossível.
Se você optar por usar escadas, certifique-se de que elas sejam estáveis sob o peso do animal. A instabilidade só vai deixá-los nervosos e desinteressados em usá-las. Se você tem um sofá em L, posicione as escadas de forma que o lado da escada fique bem junto ao sofá para dar mais apoio.
Se você já tentou escadas de 3 ou 4 degraus e seu pet se recusa a usá-las, considere instalar rampas móveis com superfícies antiderrapantes. Elas podem ser usadas tanto dentro quanto fora, o que é ótimo para casas que têm espaços vazios embaixo e degraus que levam até as portas.
Tapetes antiderrapantes
Casa com piso de azulejo ou madeira escorregadio? Isso pode ser complicado para pets de qualquer idade, especialmente os mais velhinhos. Se eles estão tendo dificuldades ou começando a evitar entrar em cômodos com esse tipo de piso, considere comprar tapetes antiderrapantes para criar um caminho seguro para eles.
Isso também vale para a hora do banho, se for onde você os lava. Coloque um tapete de borracha ou uma toalha grossa na banheira antes de colocá-los.
Cuidado com a altura dos potes de água e comida
Pets idosos também podem ter dificuldade para se curvar e alcançar os potes de comida e água. Para ajudá-los, determine uma altura que facilite a alimentação e coloque os potes nesse nível para que eles possam comer e beber de forma mais confortável. Isso evita sobrecarregar o pescoço, os ombros, as costas, a coluna e os quadris.
Camas confortáveis e apropriadas
Isso é realmente importante, e quem já dormiu no chão ou acampou recentemente vai entender bem. Uma cama confortável é essencial para o bem-estar deles, então considere investir em uma cama ortopédica com espuma para distribuir uniformemente o peso e aliviar pontos de pressão.
Uma boa noite de sono, sem viradas e reviradas, faz toda a diferença para o bem-estar deles.
Temperatura adequada
Mantenha a temperatura dentro de casa em um nível moderado, nem muito frio nem muito quente para eles. Pets idosos, assim como humanos, podem ser sensíveis a mudanças extremas de temperatura. Mantenha a temperatura constante. No inverno, forneça almofadas aquecidas ou cobertores extras e, no verão, acesso a áreas frescas ou almofadas de gel para proporcionar alívio.
Dica Extra:
Níveis de barulho muito altos podem incomodar pets de todas as idades, mas à medida que envelhecem, é bom evitar televisões altas e músicas barulhentas, que podem deixá-los nervosos sem necessidade.