in

Múmias de gatos e 100 estátuas de gatos descobertas em tumba egípcia de 4.500 anos

múmias de gatos
múmias de gatos

Múmias de gatos e estátuas descobertas em tumba egípcia antiga

Múmias de gatos são encontradas em tumba egípcia datada de 4.500 anos perto do Cairo. A mumificação era uma prática comum no antigo Egito e é sempre um grata surpresa quando ocorre estas descobertas. De acordo com NPR, dezenas de gatos mumificados e 100 estátuas de gatos de madeira mais coleção de escaravelhos mumificados estão entre os achados.

A descoberta foi feita por arqueólogos egípcios durante escavação de uma tumba em Saqqara, cuja necrópole servia à antiga cidade de Memphis.

Além das estátuas de madeira, foi encontrada uma estátua de gato de bronze, provavelmente dedicada a Bastet, deusa dos gatos, que se dizia ser filha de Re, deus do Sol. Embora os gatos fossem reverenciados pelos antigos egípcios, eles não eram diretamente adorados. Em vez disso, deuses como Bastet eram geralmente retratados com características físicas de um animal considerado divino.

E embora as múmias de gatos sejam fascinantes, elas faziam parte do cotidiano daquela sociedade antiga , onde os felinos eram criados para esse propósito. Na década de 1890, pessoas da Inglaterra foram ao Egito e coletaram este tipo de múmias. Uma carga continha cerca de 180.000 delas.

Talvez seja por isso que o ministério de antiguidades deu mais importância a outra coisa que descobriram na tumba: escaravelhos mumificados. Dois espécimes grandes foram encontrados envoltos em linho, aparentemente em muito bom estado. Eles estavam dentro de sarcófagos decorados com desenhos de escaravelhos.

Segundo o Ministério de Antiguidades do Egito, foi a primeira coleção de escaravelhos mumificados desenterrada nesta necrópole em particular.

“O escaravelho (mumificado) é algo realmente único. Um tanto quanto raro”, disse Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, à Reuters.

Os besouros era um importante símbolo religioso no antigo Egito, representando renovação e renascimento. O Ministério de Antiguidades disse que os arqueólogos também encontraram estátuas de madeira de um leão, uma vaca e um falcão, bem como sarcófagos de madeira pintados de cobras (com múmias dentro) e sarcófagos de madeira de crocodilos.

fonte: NPR

What do you think?

1 point
Upvote Downvote

Total votes: 1

Upvotes: 1

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casa de gato

Mulher comprou um galinheiro para seus gatinhos… e eles adoraram!

gato persa

Gato persa: uma raça tranquila e amorosa