Por que os gatos ronronam?

Por que os gatos ronronam

4 Motivos pelos quais os gatos ronronam.

Ronronar é o som mais comum produzido pelos gatos, além do miado, é claro. E este som tão característico está carregado de certos significados, tais como emoções e necessidades.

Caso você pegue seu gato no colo, por exemplo, e ele começar a ronronar, talvez possa significar que ele esteja feliz ou simplesmente nervoso. A questão é: como discernir o que seu felino está sentido em determinada situação?

Embora estejamos longe de determinarmos com perfeição o que ele está realmente sentindo, a pesquisa de especialistas em comportamento animal, juntamente com a observação, permite-nos ter um vislumbre do que nossos amados gatinhos estejam querendo “dizer” com seu ronronar.

Mania de gato reuniu pelo menos 4 motivos básicos pelos quais os gatos ronronam, veja a seguir:

1- Porque ele está feliz

Se o seu gato está parecendo relaxado, de olhos entreabertos, cauda com movimentos suaves e ronronando, é seguro dizer que ele provavelmente está muito feliz. Neste caso seu ronronar soa como um belo sorriso.


2- Está com fome ou querendo alguma coisa

Alguns gatos ronronam quando está na hora comer. Pesquisadores britânicos estudaram os sons que os gatos domésticos fazem quando estão com fome e quando estão satisfeitos. Resultado: o ronronar não soa o mesmo.

Quando os gatos ronronam quando estão famintos, eles combinam seu ronron normal com um miado meio desagradável, como o choro de um bebê. Os especialistas acreditam que somos mais propensos a responder a este som. Mas que truque baixo, hein!


3- Conexão materna

Os filhotes também podem ronronar quando têm apenas alguns dias de idade. Provavelmente é uma maneira de deixar suas mães saberem onde estão e se estão bem.

Ronronar também ajuda a criar um vínculo do filhote com sua mamãe gatinha. E as mamães gatinhas usam de tal recurso como uma canção de ninar.


4- Alívio e cura

Além de ajudar na disposição, muitos gatos ronronam quando se machucam ou estão com dor. De que forma? Pode ser simplesmente uma maneira de um gato se acalmar, como uma criança que chupa o seu polegar para se sentir mais calma.

Mas algumas pesquisas sugerem que ronronar realmente ajuda os gatos a melhorarem mais rapidamente. A baixa frequência do som causa uma série de vibrações dentro do corpo, que podem:

  • Curar ossos e feridas
  • Bom para os músculos e tendões
  • Facilita a respiração
  • Diminuir a dor e o inchaço

Certamente há mais motivos curiosos que levam estes felinos a ronronarem e seus benefícios decorrentes, mas estes 4 motivos básicos pelos quais os gatos ronronam já explica muita coisa do por quê eles se machucarem menos ao cair de lugares altos e ter menos complicações em cirurgias do que os cães.

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares para que eles agora saibam do porque os gatinhos ronronam! 🙂

fonte: webmd

What do you think?

1 point
Upvote Downvote

Total votes: 1

Upvotes: 1

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As 10 raças de gatos mais raras do mundo10

As 10 raças de gatos mais raras do mundo

Por que os gatos têm bigodes?

Por que os gatos têm bigodes?