E se o seu pet deixasse uma carta de despedida para você?
Estamos constantemente cercados de perdas, mas até que seja daquilo que tanto amamos, realmente não podemos imaginar como lidaremos com ela.
O coração não apenas se aquebranta, mas parece que nunca mais vai se curar novamente. A devastação é tão intensa que é difícil erguer-se e continuar com a vida.
Um dia, querendo ou não, nossos animais de estimação vão partir. É inevitável. E quando esse dia chegar, o que restará senão a dor e o pesar na alma?
O fato é que não há regras. Cada pessoa lida com a morte de forma distinta, não se prenda em como os outros lidam com a perda delas; cada um de nós temos nosso tempo de luto. E não há tempo específico para seguir em frente.
Mas este é apenas o nosso ponto de vista da situação. E se por acaso nossos bichinhos pudessem expressar o que sentem antes partir, através de uma carta de despedida?
Baseando-se em tudo que conhecemos sobre eles, talvez esta carta ficaria assim:
Meu dono, meu querido dono. Antes de tudo, contenha esse choro aí. Obrigado. Se você estiver lendo esta carta é porque já parti.
Escrevo esta carta não apenas com muito pesar em meu coração, mas com um sentimento de dever cumprido. Sei que cumpri muito bem meu dever na Terra. Pude fazer você feliz em todos os momento que estivemos juntos.
Bom, talvez nem todos… a primeira vez que você me levou no vet, talvez eu não tenha me comportado muito bem… mas você sabe, eu estava nervoso, não tinha ideia para onde estava me levando ( até hoje lembro da sua cara parecendo estar se divertindo com a situação… não parava de dizer ” que fofo” rsrs).
Mas mesmo com todas as sandálias, tênis e fones de ouvido comidos, você me perdoou, afinal de contas, eu era apenas um bebê ( é o que você sempre dizia… e que era só uma fase e que ia passar… não é que passou! ).
Vou ser direto. Estou partindo. Sabíamos que esse dia chegaria. Entenda que a morte não é o fim, é uma nova vida que se inicia. Aprendi com você que nossa existência aqui é um período tão ínfimo comparado ao quanto ainda viveremos na eternidade (pensou que eu não entendia o que você falava, né!!??).
Aguente firme. você vai superar. Vemo-nos em breve!
Penso que o amor dos animais é a forma de amor mais pura que existe neste mundo, pois eles amam incondicionalmente. Não há interesse, nem egoísmo. Eles não nos amam pelo o que podemos oferecer, mas simplesmente pelo o que somos.
Infelizmente não há uma receita pronta de como lidar com a morte, mas sabemos da importância do luto. Dê tempo para si mesmo. Respeite seus sentimentos. Aguente firme que a superação virá naturalmente.
Agora, se você é do tipo que busca forças no espiritual e tem suas crenças, é válido também buscar conforto nelas. Acreditar que tudo passará e que um dia você reencontrará seus animais numa nova vida, sem sofrimento, sem choro onde o amor genuíno em sua forma mais pura for uma realidade ao lado do Criador; também pode ajudá- lo a superar e lidar com a partida dos seus bichinhos.
Compartilhe este artigo para que mais pessoas possam ser alcançadas e confortadas, caso estejam passando por este momento tão indesejado.
One Comment
Leave a Reply